O Projeto Educativo da
Escola assume no currículo, um programa com a intencionalidade de promover o
compromisso com a defesa da vida.O fazer pedagógico da Escola propõe a
elaboração pessoal de projetos de vida. Para isso organiza um trabalho que
oportuniza sonhar, acreditar nos sonhos, desenvolvendo persistência para
concretizá-los com consciência da responsabilidade pessoal ao fazer escolhas.
Nossa Escola tem um
compromisso, conforme o Marco Referencial, com a formação integral do aluno. A
construção do conhecimento aliado à vivência de valores como sensibilidade,
responsabilidade, acolhida e solidariedade entre outros formam alunos
competentes no mundo social em que vivem. Tal tarefa é complexa, pois a
sociedade em que vivemos se caracteriza pela aceleração, individualismo e
consumismo .
Acreditamos que somos
reflexos da cultura na mesma medida em que a produzimos, por isso damos
especial atenção para criar oportunidades, no cotidiano, onde o aluno se
perceba agente da própria história e assuma a responsabilidade por suas
escolhas e ações.
OBJETIVO
Objetivo geral da abordagem:
Oportunizar ao educando, através de ações diárias, situações que os levem a
desenvolver relações de amizade, buscando construir vínculos de respeito,
partilha e coleguismo.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Oportunizar aos educando diferentes
situações lúdicas, para que através da convivência em grupo, possam desenvolver
a sociabilidade, autonomia, cooperação, respeito e solidariedade.
- Proporcionar aos educando o desenvolvimento
da autonomia, através de estímulos com atividades que visem à expressão
individual e coletiva.
- Propiciar aos educando o desenvolvimento de
virtudes e valores indispensáveis à formação humana, através da ação
pedagógica, para uma melhor atuação da vida em sociedade.
- Estimular nos educando a expressão e a
sensibilidade através da música para
entender e aceitar o diferente.
- Incentivar os educando a expressarem
seus sentimentos com a dança para a
formação de uma boa convivência social.
- Oportunizar aos educando hábitos de
investigação, de conhecimento, de responsabilidade, de cooperação e de
criatividade, visando desenvolver atitudes que favoreçam o desenvolvimento da
responsabilidade social individual.
- Oportunizar dinâmicas que possibilitem aos
educando valorizar e participar de atividades de resgate das brincadeiras
infantis, para que, através da ludicidade, possam demonstrar atitudes de
amizade, cooperação e respeito.
- desenvolver projetos interdisciplinares que
visem a resolução de problemas que entram em conflito com a valorização da vida
nas suas diferentes dimensões;
- propiciar um ambiente favorável à
aprendizagem no âmbito do afeto, da comunicação e da convivência.
- promover o fortalecimento dos vínculos da
família com a escola, proporcionando espaços de reflexão que favoreçam a
convivência, o crescimento das relações interpessoais, o respeito, o
acolhimento das diferenças e a comunicação.
PUBLICO ALVO
Alunos do primeiro ao oitavo ano do Ensino Fundamental
matriculados no programa MAIS EDUCAÇÃO da Escola De Educação Básica Belermino Victor Dalla
Vecchia,bem como os monitores, professores e demais funcionários. Sendo que
neste programa estão matriculados 90 alunos assim distribuídos 45 matutino e 45 vespertino.
METODOLOGIA
*Atividades em grupo
*Utilizar material adequado as atividades
desenvolvidas
*Violão
*Flauta doce
*CD
*Tênis de mesa
*Xadrez
*Realizar um diagnóstico com as crianças e os
adolescente referente como é a
convivência em casa com os pais ou responsáveis.
EXECUÇÃO DO PROJETO
Será executado durante o ano letivo tendo
inicio em março e término em dezembro
porque o mesmo tem por finalidade acompanhar a vida do estudante
durante o ano letivo.
Dentro deste será elaborado
outros projetos que venham a
complementar e enriquecer as atividades realizadas durante
o ano letivo.
MATERIAL UTILIZADO
VIOLÃO
FLAUTA
DOCE
XADREZ
MESA (Para o tênis de mesa)
CD APARELHO DE SOM
MATERIAL PARA O REFORÇO (Caderno lápis
borracha alfabeto tabuada etc...)
AVALIAÇÃO
O projeto será avaliado por
meio de observações e anotações diárias e fotos verificando se os objetivos foram
atingidos com sucesso.
Oficina de alfabetização
Oficina de Flauta Doce
Oficina de Tênis de Mesa
Oficina de Xadrez
Oficina de Dança
OFICINA DE VIOLÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário