terça-feira, 22 de abril de 2014

Momento da Paz na escola e dia do Livro


PAZ
A maior parte dos seres humanos deseja a paz no Mundo. É como um sonho coletivo: nada de guerras, de conflitos originados por preconceitos ou disputas políticas e religiosas.
Entretanto, muitos esquecem de um detalhe: a paz é o resultado de uma construção de pessoas, grupos, comunidades e povos. Ela nasce, muito antes, no coração de cada um de nós.
"A paz do mundo começa em mim. Se tenho amor, com certeza sou feliz. Se faço o bem ao meu irmão, tenho a grandeza dentro do meu coração."
Mas há uma pergunta importante em meio a tudo isso: O que é a paz?
E você deve estar se perguntando: Será assim tão importante saber o que é a paz?
Claro que sim. Não se pode possuir aquilo que se desconhece. Então, falemos de paz...
Muita gente mistura os conceitos e acredita saber perfeitamente o que é a paz.
Alguns confundem paz com silêncio. Outros acreditam que a paz é a ausência de brigas.
Outros, ainda, imaginam que estar em paz significa ficar quieto, sem perturbar a quem quer que seja. Finalmente, há os que acreditam que estar em paz é ter dinheiro sobrando para viver uma vida de conforto. Será que isso é mesmo a paz? Será que essas situações trazem mesmo a tranquilidade ou são apenas momentos menos tumultuados, com algum conforto material? Pensemos juntos: paz não é simplesmente ausência de barulho.
Muita gente faz silêncio por fora, mas traz a alma sobrecarregada de ruídos. O tormento interno torna a criatura estressada e infeliz.
"Um país se faz com homens e livros."Monteiro Lobato
A leitura é imprescindível para a formação sociocultural de um indivíduo. São muitas as campanhas de incentivo à leitura em todo o país. Mas o que é leitura afinal? Será que ler se restringe ao simples ato de decodificar símbolos impressos?
O verbo ler, etimologicamente, deriva do latim lego/legere, que significa recolher, apanhar, escolher, captar com os olhos. Desta última acepção, estabelecemos o conceito primordial de leitura, que é pronunciar em voz alta as letras grafadas no papel. Mas imaginemos a seguinte situação: um sertanejo, considerado analfabeto, por não ter tido acesso à escola durante toda sua vida, reconhece os sinais da natureza e pode determinar o tempo de estiagem, de chuvas etc. Então verificamos que o sertanejo lê e interpreta os sinais da natureza, baseado apenas na sua vivência de mundo.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário